Pular para o conteúdo principal

Carboidratos


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com

       

Os carboidratos, também conhecidos por hidratos de carbono (hidrocarbonetos), glucídeos, glicídeos ou açúcares, pertencem à classe de substâncias orgânicas, cujas moléculas são formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Esses elementos, nas substâncias mais simples, quimicamente se organizam na proporção de 1 / 2 / 1, isto é: um átomo de carbono, para dois átomos de hidrogênio, para um átomo de oxigênio. Possuindo fórmula molecular geral representada por C(H2O)n ou CnH2nOn, onde “n” simboliza a quantidade de carbonos na molécula.
Podem ser classificados em três grupos:

Monossacarídeos → unidade mais simples dos glícideos (monômeros), não catabolizados pelo processo digestivo, reunindo a seguinte subdivisão:

- as trioses, moléculas com três átomos de carbonos (n = 3) C3H6O3;
- as tetroses, moléculas com quatro átomos de carbonos (n = 4) C4H8O4;
- as pentoses, moléculas com cinco átomos de carbonos (n = 5) C5H10O5;
- e as hexoses, moléculas com seis átomos de carbonos (n = 6) C6H12O6;

Dessa classe, as pentoses e as hexoses são as mais importantes para o organismo, desempenhando função estrutural e energética, na composição de açúcares como a riboses, desoxirribose (pentoses que irão compor os ácidos nucléicos) e a glicose, frutose e galactose (hexoses fornecedoras de energia para o metabolismo celular).

A fórmula geral é padrão, diferenciando as moléculas conforme o arranjo das ligações entre os átomos.

Dissacarídeos → substâncias formadas da união de dois monossacarídeos, a partir da síntese por desidratação (retirada de uma molécula de água), apresentando fórmula estrutural geral: C(H2O)n – H2O, (C6H10O5)n ou CnH2n-2On-1.

Essa classe reúne os açúcares: maltose (glicose + glicose), sacarose (glicose + frutose) e a lactose (glicose + galactose), encontrados respectivamente carboidratos encontrados em raízes tuberosas (batata e mandioca) nas frutas (cana–de-açúcar) e no leite.

Polissacarídeos → polímeros formados pela união de vários monossacarídeos. A cada unidade inserida na cadeia de polissacarídeo é subtraída uma molécula de água, também um processo de desidratação.

Os principais polissacarídeos são:

- o amido, substância de reserva energética dos vegetais, encontrada no caule e principalmente na raiz;
- o glicogênio, substância de reserva energética dos animais, encontrada nos músculos e no fígado;
- celulose, carboidrato com maior biomassa da natureza, integrante da parede celular dos vegetais. Possui função energética e estrutural, dependendo do organismo pode ser degradada pela enzima celulase (produzida por alguns fungos, bactérias e protozoários), sendo a espécie humana desprovida de realizar sua digestão e conseqüente absorção;

- quitina, polissacarídeo nitrogenado presente no exoesqueleto dos artrópodes (formiga, camarão, aranha, barata).

- ácido hialurônico, polissacarídeo que efetua a maior adesão entre as células, considerada um cimento celular nos tecido animais.
fonte :mundoeducacao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de