cead20136

Pesquisar no blog

Carregando...

Pesquisar na net

Custom Search

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Idade Antiga

Ruínas de um templo construído na Antiguidade.
Dá-se o nome de Idade Antiga ao período compreendido entre (aproximadamente) 4000 a.C., com o aparecimento da escrita, até 476, com o fim do Império Romano do Ocidente. A Idade Antiga é dividida entre Antiguidade Oriental (Mesopotâmios, Egípcios, Hebreus, Fenícios e Persas) e Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma).

A Antiguidade Oriental aborda a história dos povos do Crescente Fértil, região abundante em água, na qual os homens das primeiras civilizações desenvolveram sua agricultura, baseada na irrigação. Chama-se Crescente Fértil pela semelhança da região com o quarto crescente da Lua, e pela fertilidade do solo, decorrente da abundância aquática. Formam essa região os rios Nilo, Eufrates e Tigre; e os mares Mediterrâneo, Vermelho e Cáspio. Os homens da Idade Antiga aprenderam a construir sistemas de irrigação e a controlar as secas e cheias dos rios, fato este que facilitou seu desenvolvimento, já que as águas, além de dar-lhes o alimento, fertilizavam as plantações, sua principal economia. Através das águas também desenvolveram seu calendário, marcando os dias de acordo com as secas e cheias. O curioso é que, mais tarde, nos períodos de exploração, a água de muitas dessas regiões desapareceu, dando lugar a grandes desertos.

Já a Antiguidade Ocidental foi marcada pela abundância cultural. Os gregos foram os primeiros a se estabelecerem próximo ao Mar Mediterrâneo. Considerada o berço da cultura ocidental, foi na Grécia que surgiram as primeiras ciências (Medicina, Física, Astronomia, Matemática, História, Filosofia, etc.) e as artes (teatro, Arquitetura, esculturas, etc.). Povos politeístas, os gregos construíram, em homenagem a seus deuses, imponentes templos, que figuram hoje entre as maravilhas do mundo construídas pelo homem. Um pouco ao lado, na Península Itálica, encontra-se a região onde existiu um dos maiores impérios do mundo. Roma, além de capital do Império Romano, foi a precursora da língua latina (que, por sua vez, gerou as línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana, entre outras) e do Direito. Antes da formação do Império, Roma vivenciou um período Monárquico (com a dominação etrusca) e um período Republicano (com a dominação patrícia). Sua principal característica foi sua expansão territorial.
www.alunosonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

co

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger