Pular para o conteúdo principal

Peixes Cartilaginosos (Classe Chondrichthyes)



Professor de Matemática Antonio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
mail accbarroso@hotmail.com



O esqueleto dos peixes cartilaginosos é composto de cartilagem. Possuem mandíbulas Móveis, São predadores e todos São marinhos. A pele desses peixes é rija, coberta por escamas placóides e glândulas mucosas, possuem várias nadadeiras. A boca é na Região ventral, com muitos dentes. A narina termina em fundo cego, tendo apenas Função olfativa. O Coração é formado por duas câmaras: 1 átrio e ventrículo 1. Respiram por brânquias, possuem ouvido, os rins São do tipo mesonéfrico, São ectotérmicos, a principal excreta nitrogenada é uréia. São dióicos, com fecundação interna, podendo ser ovíparos ou ovovivíparos.

Normalmente, os condríctes Apresentamo de 5 a 7 pares de fendas branquiais, dependendo do Gênero e da espécie. As quimeras, ao invés de fendas branquiais, possuem opérculo (só Ele tem UM par de fendas branquiais). Possuia UMA cauda fina e longa (cauda heterocerca) ea nadadeira peitoral é Muito desenvolvida. Esta nadadeira promove a natação através do movimento na forma de "remo". As quimeras São encontradas a partir de 80 metros de profundidade.

Existem cerca de 900 espécies descritas de peixes cartilaginosos.
A Presença da mandíbula permitiu que a alimentação destes animais Fosse mais variada. Tambem houver alterações no comportamento sexual. Nos condríctes mas primitivos só existiam nadadeiras ímpares (caudal, anal e dorsal). Os mais evoluídos Apresentamo, alemão das ímpares, nadadeiras pares (peitoral e pélvica).

Nos tubarões, as fendas branquiais está localizado lateralmente. Nas raias, as brânquias se localizam na porção ventral do corpo.

Tegumento

A epiderme é pluriestratificada (cerca de 4 a 6 camadas de células sobrepostas). A epiderme é mais fina que a derme.

Apresentamo escamas placóides, que é umha escama com estrutura parecida com a de UM dente, pois é composta de esmalte, dentina, vasos e nervos. Ele Origem na derme e São diminutas. As listras e Caco Apresentamo escamas placóides. Elas serve-me para reduzir a turbulência causada cabelo atrito com a água, e por consequencia, a velocidade do nado aumenta.

O Ferrão das listras São escamas placóides modificadas. As listras de água doce Não possuem Ferrão. Há listras com 2 placas. Na ponta do ferro Há Produção de veneno
No topo da derme, próximo à epiderme, esta os melanócitos, células produtoras de melanina. a Presença de melanina confere a capacidade desses animais de se camuflarem.
Musculatura

A parte mais desenvolvida da musculatura encontra-se no tronco e na cauda. Os miômeros está em forma de duplo "V", intercalados por tecido conjuntivo, formando o miossepto. Longitudinalmente, existe um septo lateral que divide a musculatura na parte dorsal e ventral: musculatura epiaxial e hipoaxial, respectivamente.

Esqueleto

O esqueleto é formado por tecido cartilaginoso, podendo ocorrer deposição de carbonato de cálcio, mas Issos Não significa ossificação. Possuem esqueleto axial (coluna vertebral e crânio) e apendicular (nadadeiras).

Não existem suturas no crânio, ou sejas, ele é inteiriças. A caixa craniana é UMA Peças cartilaginosa única.

A notocorda Não foi totalmente substituída Pela coluna vertebral, estando presentes resquícios entre UMA vértebra e outra.

Digestão

A boca de condríctes ocupa posição ventral, possuia maxilar e mandíbula e dentes triangulares e afiados, formando até 7 fileiras de dentes. Condríctes bentônicos que se alimentam de animais com carapaça dura possuem dentes arredondados e achatados. A língua é pouco desenvolvida, possuíndo poucos músculos e é fixa no assoalho da boca. A maior parte das papilas gustativas está na Região anterior do esôfago, que é tudo pregueadas longitudinalmente para aumentar seu diâmetro Quand o alimento Pass. O estômago possuia UMA mucosa pregueadas e com glândulas produtoras de enzimas digestivas. O intestino delgado é curto, porêm possuia pregas e dobras para aumentar a superfície de absorção. O intestino grosso tambem é curto, terminando na cloaca.

Os condríctes marinhos possuem UMA expansão digitiforme na porção terminal do intestino grosso, chamada glândula de sal, que serve para excretar o excesso de sal presente no organismo. As brânquias tambem eliminam sal para manter o equilíbrio osmótico do corpo.

O fígado destes animais é Muito grande, com 2 lobos, contendo Muito óleo, para auxiliar na flutuação, podendo ser responsavel por até 20% do peso do animal.

Circulação

Possuem UM Coração baixo da Região branquial, no pericárdio. A Circulação é fechada, o Coração possuia 1 átrio e ventrículo 1, sendo o sangue venoso.

Respiração

A respiração é branquial. A água entra Pela boca e Passa pelas brânquias, que São formadas por vários filamentos finos e paralelos, que conte-me vários capilares, onde ocorrem as trocas gasosas.

Excreção

Possuem rins mesonéfricos, que se situam acima do celoma em ambos os lados da aorta dorsal. A principal excreta nitrogenada é a uréia. Condríctes marinhos precisam manter o equilíbrio osmótico, retendo cloreto de sódio e uréia no sangue, de modo que os líquidos do corpo sejam ligeiramente hipertônicos em relaçao à água do mar.

Sistema Nervoso e Sensorial

Possuem UM cérebro mais evoluído que as lampreias e medula é protegido pelas vértebras. As narinas percebem materiais dissolvidos na água que Passa por elas. Os olhos Não possuem pálpebras e está adaptado à pouca luz. O ouvido é usado para o equilíbrio. A LINHA lateral, Um fino sulco ao longo de cada lado do tronco e da cauda, ​​conte-me UM magro canal com Muitas aberturas pequenas para a superfície [Store et. Al. 1991]. Apresentamo células sensitivas ciliadas. Percebem vibrações na água.

Reprodução

São animais dióicos. O órgão copulador é chamado clasp, e se encontra na face interna da nadadeira pélvica. É UM órgão rígido que é introduzido na cloaca da fêmea. Após ter sido fertilizado, o óvulo Passa para o oviduto e é envolvido por álbum. No final do oviduto o ovo é recoberto Pela casca.

Todos os condríctes possuem fecundação interna. Existem espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas.


Cláspers

Fontes
http://educar.sc.usp.br/
http://ipimar-iniap.ipimar.pt/
http://users.uniud.it/fazzini/anItt/TESSUTI/i_tessuti.htm
http://www.flmnh.ufl.edu/fish/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUAÇÃO DE 1° GRAU

EQUAÇÃO DE 1° GRAU SENTENÇAS Uma sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa exemplo de uma sentença verdadeira a) 15 + 10 = 25 b) 2 . 5 = 10 exemplo de uma sentença falsa a) 10 + 3 = 18 b) 3 . 7 = 20 SENTEÇAS ABERTAS E SENTENÇAS FECHADAS Sentenças abertas são aquelas que possuem elementos desconhecidos. Esses elementos desconhecidos são chamados variáveis ou incógnitas. exemplos a) x + 4 = 9 (a variável é x) b) x + y = 20 (as variáveis são x e y) Sentenças fechada ou são aquelas que não possuem variáveis ou incógnitas. a) 15 -5 = 10 (verdadeira) b) 8 + 1 = 12 (falsa) EQUAÇÕES Equações são sentenças matemáticas abertas que apresentam o sinal de igualdade exemplos a) x - 3 = 13 ( a variável ou incógnita x) b) 3y + 7 = 15 ( A variável ou incógnita é y) A expressão à esquerdas do sinal = chama-se 1º membro A expressão à direita do sinal do igual = chama-se 2º membro RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL O processo de res

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 1º Substituir as letras por números reais dados. 2º Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: a) Potenciação b) Divisão e multiplicação c) Adição e subtração IMPORTANTE! Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos Exemplo 1 Calcular o valor numérica de 2x + 3a para x = 5 e a = -4 2.x+ 3.a 2 . 5 + 3 . (-4) 10 + (-12) -2 Exemplo 2 Calcular o valor numérico de x² - 7x +y para x = 5 e y = -1 x² - 7x + y 5² - 7 . 5 + (-1) 25 – 35 -1 -10 – 1 -11 Exemplo 3 Calcular o valor numérico de : 2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 2. (-1) + 3 / (-1) + 3 -2 + 3 / -1 +3 ½ Exemplo 4 Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 ) 7 + a – b 7 + 2/3 – (-1/2) 7 + 2/3 + 1 / 2 42/6 + 4/6 + 3/6 49/6 EXERCICIOS 1) Calcule o valor numérico das expressões: a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:

OPERAÇÕES COM RADICAIS

RADICAIS SEMELHANTES Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando Exemplos de radicais semelhantes a) 7√5 e -2√5 b) 5³√2 e 4³√2 Exemplos de radicais não semelhantes a) 5√6 e 2√3 b) 4³√7 e 5√7 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 1º CASO : Os radicais não são semelhantes Devemos proceder do seguinte modo: a) Extrair as raízes (exatas ou aproximadas) b) Somar ou subtrair os resultados Exemplos 1) √16 + √9 = 4 + 3 = 7 2) √49 - √25 = 7 – 5 = 2 3) √2 + √3 = 1,41 + 1,73 = 3,14 Neste último exemplo, o resultado obtido é aproximado, pois √2 e √3 são números irracionais (representação decimal infinita e não periódica) EXERCÍCIOS 1) Calcule a) √9 + √4 = 5 b) √25 - √16 = 1 c) √49 + √16 = 11 d) √100 - √36 = 4 e) √4 - √1 = 1 f) √25 - ³√8 = 3 g) ³√27 + ⁴√16 = 5 h) ³√125 - ³√8 = 3 i) √25 - √4 + √16 = 7 j) √49 + √25 - ³√64 = 8 2º CASO : Os radicais são semelhantes. Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, procedemos como na redução de